ORIENTAÇÃO SOBRE DESLOCAMENTO EM GRUPO
Identificação do grupo
Siga as orientações do guia (que puxa o grupo) e o anjo (que fecha o grupo) que serão eleitos no ponto de encontro final com todos os participantes.Geralmente estes são os que tem mais experiência de moto viagem com vàrios quilometragens, mas é sempre importante ficar atento a seu companheiro piloto logo a frente que replica os sinais recebidos do outro piloto a frente deste.
Velocidade do grupo
O Guia anda na velocidade permitida da pista e o anjo acompanha o último da fila, assim, você poderá manter o seu limite. Mesmo assim, esteja sempre atento ao guia que mais se identifica com o seu tipo de pilotagem, pois desta forma você não corre o risco de se separar do grupo.
Parada para reagrupamento
A parada para reagrupamento é apenas um ponto para unir o grupo e não um ponto de parada ou abastecimento, portanto, todos devem colaborar para que seja feita de forma rápida.Durante o percurso, sempre que houver pontos que possam suscitar dúvidas, como bifurcações, troca de rodovia ou pedágio, o guia esperará para que todos possam seguir no percurso certo.
Resumo de Convenções de Deslocamento Motociclístico
Resumo de Convenções de Deslocamento Motociclístico, afim de que tenhamos um passeio tranquilo,organizado e seguro.
COMBOIO
Existe para a segurança de todos. O modelo de formação do comboio é idêntico ao grid de largada de uma corrida de Fórmula 1, ou seja, as motos seguirão em duas filas indianas paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos. Desse modo é permitido a todos, quando necessário, realizar frenagens e desviar de obstáculos sem comprometer a segurança dos companheiros.
Líder
É o motociclista responsável por guiar todo o comboio, e seus sinais serão copiados e repetidos por todos os integrantes do grupo. Deverá ser o motociclista que melhor conheça o trajeto a ser percorrido e que tenha experiência também. O líder deverá manter a velocidade previamente estabelecida entre os membros do comboio.
Ferrolho
Motociclista que irá na última posição do grupo. De preferência deve ser um piloto que tenha uma das motos de melhor desempenho no grupo e que seja experiente. O ferrolho deverá zelar pela unidade do grupo como, por exemplo, procurar evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos, permitir a entradade veículos estranhos ao grupo no comboio, entre outras funções que venham a ser discutidas e determinadas pelo grupo.
Convidado e/ou Novato
Em alguns lugares também conhecido como Neófito): É aquele motociclista novato no grupo, que estará sob observação. Este viajará sempre no meio do comboio, entre dois motociclistas experientes, que ensinarão todos os sinais utilizados pelo grupo, quando forem feitos.