logo

"A FERROVIA FORA DA LINHA"

  • DICAS IMPORTANTES

  • SETAS

    Sempre utilize as setas para sinalizar mudanças de faixa. Mas tenha bastante cuidado para não esquece as mesmas ligadas, pois isso poderá atrapalhar e/ou confundir o e o ferrolho, que irão entender como algum problema e reduzirão a velocidade!

  • BUZINA e PISCAS ALERTA:

    Evite usá-los desnecessariamente, a não ser em casos de real necessidade e/ou urgência.

  • NÃO ULTRAPASSE, MANTENHA SUA POSIÇÃO

    É uma questão não só de respeito ao grupo, mas de segurança também.

  • ARRUMANDO O COMBOIO

    Caso alguém no meio do comboio tenha que abandoná-lo, será necessário refazer o posicionamento do grupo. Todos os que vinham atrás do que saiu precisarão ocupar o posto deixado vago na frente e, consequentemente, mudar de lado dentro da faixa. É preciso muita atenção e cuidado nesse momento.

  • COMPANHEIRISMO

    Conheça previamente as pessoas e suas motos que irão na frente e atrás de você no comboio. Ambos estarão no lado oposto ao seu e você poderá observá-los facilmente. Estes dois motociclistas serão as pessoas que você deverá cuidar dentro do grupo, num primeiro momento. Lembre-se que o comboio é como uma corrente, e essas duas pessoas próximas serão como um elo. Mantenha o companheirismo e este elo durante todo o deslocamento.

  • PARTINDO O COMBOIO MOMENTANEAMENTE

    Quando temos um comboio grande, com dez motos, por exemplo, é bom em certos momentos dividir esse grupo em dois, caso tenha algum veículo em maior velocidade que a nossa querendo fazer ultrapassagem.

    Essa manobra irá facilitar a ultrapassagem do carro sem que ele tente forçar sua entrada no grupo, colocando assim todos em risco. Deve-se estabelecer durante o planejamento do deslocamento, um motociclista que já tenha certa experiência em deslocamentos em grupo, para que o mesmo seja o responsável por essa separação e posterior junção do grupo durante uma ultrapassagem de veículo mais rápido ao comboio. Ele deverá ficar atento ao movimento no trânsito atrás do comboio, sinalizando assim, para que o grupo atrás dele diminua a velocidade e abra espaço para o outro veículo ultrapassar.

    O veículo fará sua ultrapassagem posicionando-se no meio do comboio e, posteriormente, ultrapassará o restante do grupo, seguindo viagem sem causar problemas aos motociclistas do comboio que, agora, poderão se reagrupar novamente.

  • COMPACTANDO O COMBOIO MOMENTANEAMENTE

    Caso algum motociclista que não faça parte do comboio tente forçar sua entrada no grupo, todo o comboio deverá diminuir a velocidade para que todos possam diminuir a distância entre as motos do grupo, fazendo com que o ESTRANHO NO NINHO sinta-se incomodado e saia dali. Caso o ESTRANHO NO NINHO não saia, o grupo deverá parar e deixá-lo seguir viagem sozinho ou, caso ELE também pare, o LÍDER e FERROLHO deverão ir até o motociclista estranho ao grupo e explicar a situação... que aquilo é um deslocamento em grupo e existem regras e que, caso ele queira seguir com o grupo, deverá segui-las.

  • VELOCIDADE DO COMBOIO E A DISTÂNCIA ENTRE AS MOTOS

    Caberá ao líder definir a velocidade ideal para o grupo, pois ele perceberá se o comboio está com uma formação muito próxima ou muito afastada, ajustando assim a velocidade previamente definida.  A avaliação da velocidade leva em conta a segurança de todos, e será diferente a cada tipo de trajeto: Perímetro Urbano x Estradas e Rodovias. Esteja atento e acompanhe.

  • OBSERVAÇÕES

    Quanto mais rápida a velocidade permitida na via, maior será a distância entre os componentes do comboio, permitindo um maior tempo de reação diante qualquer imprevisto

    Quanto mais rápida a velocidade permitida na via, maior será a distância entre os componentes do comboio, permitindo um maior tempo de reação diante qualquer imprevisto.

    Quanto menor a velocidade permitida na via, menor poderá ser o espaçamento entre os componentes do comboio, mas, lembrando que nunca se deve emparelhar com outra moto, sempre seguindo a formação intercalada.

    Saiba dosar seu ACELERADOR e FREIO, mantenha sua posição sem ultrapassar os companheiros e, também, sem atrasar ou distrair todo o grupo. Ambas situações são totalmente normais durante um deslocamento em grupo, e caberá ao LÍDER perceber se o grupo está espaçado demais ou muito junto, porém, é responsabilidade de todos avaliar as condições de segurança e manter a distância compatível com a velocidade do deslocamento.  Se sua moto não estiver acompanhando a velocidade do restante do grupo, não exceda seus limites. Sinalize, saia do comboio e deixe todos passarem até que o FERROLHO esteja ao seu lado, e tente passar a situação pra ele! O FERROLHO deverá ir até o LÍDER e pedir pra que diminua a velocidade do comboio. Assim você poderá voltar a sua posição inicial e continuar o deslocamento em segurança, tanto para você como para todos do comboio.

    Queremos que o COMBOIO seja um ESCUDO para a proteção de todos, e não um fator de risco!

  • 03. DISTÂNCIA MÍNIMA E MÁXIMA ENTRE AS MOTOS

    distância mínima entre as motos não deve ultrapassar a altura da perna do motociclista a sua frente em diagonal ou, o meio da moto dele.  Para a distância máxima> deve-se deixar um espaço de tempo de pelo menos dois (02) segundos para a moto a sua frente em diagonal. Quando a moto a sua frente em diagonal passar por um ponto na pista, conte até dois. Se der dois segundos, ótimo, a distância entre vocês está boa, de acordo com a velocidade que estão viajando. Vale lembrar que, quanto maior a velocidade permitida na via, maior será a distância, levando-se sempre em consideração o tempo e espaço necessários para frenagem.

  • 04. CASO ALGUÉM QUEBRE

    Se algum dos componentes do comboio estiver com problemas na sua moto e tiver que parar por algum outro problema, você precisa acompanhá-lo e parar junto, assim todo o grupo perceberá e irá parar também.

  • 05. CASO ALGUÉM ABANDONE O COMBOIO

    Se alguém tiver que parar para abastecer ou apenas quiser deixar o comboio, deverá avisar ao grupo e, caso queira voltar, irá ficar atrás do ferrolho até que ele autorize sua reentrada no grupo.

  • PREPARANDO-SE PARA O DESLOCAMENTO

      MANUTENÇÃO:

      Antes de pegar sua moto e encarar a estrada, em comboio ou não, verifique a calibragem dos pneus, freios, funcionamento das luzes de freio e piscas, folga da corrente, combustível, nível de óleo de freio e do motor.

  • MANTENHA SUA MOTO SEMPRE EM BOAS CONDILÇÕES DE USO!

  • VESTIMENTA:

    Além do capacete, que é de uso obrigatório, sugere-se que o motociclista use também, luvas (de preferência as de couro, pois têm maior resistência à abrasão), jaqueta e calça de cordura ou outro tecido resistente à abrasão, sapato fechado ou botas, no caso de calça e jaqueta jeans o uso de cotoveleiras e joelheiras apropriadas para motociclismo e, se for membro do moto clube, seu colete com seus patches de identificação (nome, tipo sanguíneo, etc. Se você seguir essas orientações, tenha a certeza que irá sempre ter boas histórias para contar de suas viagens de moto!!!